Ultrassom Doppler da Aorta: o que é e quando fazer?

Tempo de leitura: 4 minutos

O Ultrassom Doppler Colorido da Aorta é um método de diagnóstico e acompanhamento por imagem das doenças que acometem esta que é a maior e mais calibrosa artéria do nosso corpo.

Através desse método é possível avaliar a porção abdominal deste vaso, a partir do local onde ele atravessa o diafragma até o ponto onde a aorta termina se dividindo em artérias ilíacas (aproximadamente ao nível da cicatriz umbilical,), bem como avaliar seus principais ramos: tronco celíaco, artérias mesentéricas (principais vasos que irrigam os intestinos) e artérias renais.

É um método indolor (podendo apenas apresentar um desconforto relacionado à pressão da mão do examinador com o transdutor do aparelho contra a parede do abdome para melhor obtenção da imagem), rápido, relativamente de baixo custo, com grande disponibilidade de equipamentos na maior parte dos serviços médicos e com excelentes resultados para a detecção de alterações aórticas como aneurismas, estreitamentos (estenoses) e oclusões, sendo considerado o principal método inicial de pesquisa para aterosclerose e aneurismas aórticos.

Para adequada realização do exame é necessário que o paciente esteja em jejum completo (água e alimentos) por cerca de 6-8horas, sendo preferível a realização do exame logo no início da manhã, quando a qualidade do jejum é melhor e há menor quantidade de gases no estômago e intestino. Além disso habitualmente se solicita ao paciente tomar medicações que diminuem a quantidade dos gases abdominais pois os gases impedem a transmissão do som e, consequentemente, a formação da imagem no exame, causando grandes sombras na tela do aparelho, que impedem a correta avaliação das estruturas.

O paciente realiza o exame deitado de costas na maca e é aplicado um gel sobre a pele que facilita o deslizamento da sonda do ultrassom e também permite um meio adequado para a transmissão das ondas sonoras para os tecidos. É feita certa pressão do equipamento sobre o abdome para aproxima-lo da aorta pois ela é uma estrutura bastante profunda, localizada imediatamente à frente da coluna vertebral.

Inicialmente o ecografista (médico realizador do exame) avalia a aorta apenas no modo “preto e branco”, procurando dilatações, placas de gordura e calcificações (ateromatose), presença de coágulos no interior da artéria e verifica a relação do vaso com estruturas ao redor. A aorta é avaliada em toda a extensão da porção abdominal do vaso e também são avaliadas as artérias ilíacas e origem das principais artérias abdominais.

A segunda etapa do exame consiste na avaliação “colorida”, que permite verificar obstáculos ao fluxo normal de sangue, procurando falhas no enchimento de cor dentro dos vasos ou uma “perturbação” no padrão da cor que pode evidenciar um ponto de turbilhonamento no fluxo dentro da artéria, sugerindo a presença de uma saliência na luz do vaso que pode corresponder a uma placa de gordura. Em caso de ausência do preenchimento colorido da luz do vaso podemos estar diante de uma obstrução dele ou de uma calcificação que impede a formação local da imagem (semelhante ao que acontece com a presença de gás abdominal).

Então parte-se para a terceira etapa do exame, que é a avaliação Doppler, onde se reproduz na forma de som e de gráfico a movimentação do sangue no interior do vaso. A não formação do som e do traçado gráfico típico sugere a obstrução do vaso. Caso haja um estreitamento ele também é verificado como uma intensificação do som e um aumento das velocidades de fluxo do sangue no ponto de estreitamento. Após o ponto de estreitamento ou obstrução podemos identificar sons mais “abafados” e com velocidades mais baixas, num traçado gráfico típico desses casos.

O ultrassom Doppler Colorido da Aorta está indicado nos seguintes casos:

  • pacientes com dor nas pernas para caminhar que seja típica de doença arterial (claudicação intermitente)
  • paciente que tenha diagnóstico de outra doença arterial (doença coronariana, AVC pregresso, doença arterial periférica)
  • pacientes que tenham sopros nas artérias abdominais
  • pacientes nos quais não seja possível sentir pulsos nas artérias das pernas
  • pacientes com suspeita de aneurisma de aorta quando examinados por um médico
  • homens fumantes ou ex-fumantes, com idade superior à 65anos
  • pacientes com história de aneurisma de aorta na família
  • pacientes que tenham sido tratados anteriormente de aneurismas ou de aterosclerose na aorta ou outras artérias abdominais

Em nossa clínica contamos com nossa Cirurgiã Vascular, Dra. Nelise Marvulo, especialista em Ecografia Vascular pela Sociedade Brasileira de Radiologia, que realiza as avaliações vasculares e os exames de Ultrassom Doppler Vascular em nosso serviço.

Estamos à disposição para realizar o seu agendamento através dos telefones (11) 2758-5040/99641-2367 ou pelo nosso site. CLIQUE AQUI e agenda agora sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − três =