Cuidados após as sessões de Laser Transdérmico

Tempo de leitura: 2 minutos

Os tratamentos de varizes e vasinhos, sejam eles através dos métodos convencionais ou com laser, exigem alguns cuidados antes e após o procedimento. Hoje vamos falar especificamente sobre os cuidados antes e após os tratamentos com o laser.

Cuidados antes das sessões de Laser Transdérmico

Um dos principais cuidados que deve anteceder qualquer tratamento realizado através da pele é mantê-la bem hidratada, usando e abusando dos cremes e óleos hidratantes. Peles bem hidratadas são mais resistentes à lesões, prevenindo a formação de pequenos machucados e o aparecimento de manchas após os procedimentos.

Evitar a exposição solar por pelo menos 7 a 10 dias antes do tratamento também é bastante importante pois a pele bronzeada apresenta uma reação inflamatória que predispõe à pigmentação permanente (manchas) da pele após procedimentos nos vasos.

Remover os pêlos da região a ser tratada antes da sessão, tomando cuidado para não ferir a pele durante o processo de depilação é fundamental, pois os pêlos, além de dificultarem a visualização dos vasos, também absorvem a energia do laser, diminuindo a eficácia do tratamento e podendo levar a queimaduras na pele.

Remover cremes e maquiagens da pele da área a ser tratada imediatamente antes do procedimento assegura que não haverá a interação de nenhum componente desses produtos com o laser, garantindo eficácia e segurança no uso da técnica.

Avisar sua médica sobre o uso de novas medicações ou sobre a descoberta de uma gestação é primordial! Algumas medicações e as alterações hormonais causadas pela gestação predispõe à ocorrência de manchas na área tratada e, por isso, o tratamento deve ser suspenso enquanto estiverem presentes tais fatores.

Cuidados após as sessões de Laser Transdérmico

Comparecer às sessões com uma roupa confortável, evitando tecidos muito rígidos e roupas justas. Dessa forma evitamos que o atrito da roupa sobre a região tratada lesione a pele, prevenindo machucados e pigmentação local.

Manter a pele hidratada também após o tratamento, garantindo uma melhor recuperação do tecido e melhores resultados.

Usar filtro solar (pelo menos FPS30) 2 a 3 vezes ao dia e proteger a área tratada da exposição solar direta enquanto houverem marcas ou hematomas na pele.

Usar as medicações orais e tópicas prescritas pela sua médica a fim de acelerar o processo de reabsorção dos hematomas.

Quando prescrito, usar as meias elásticas por pelo menos 48 horas após o procedimento.

Comunicar sua médica caso sinta algum sintoma ou apresente aparecimento de qualquer alteração na área tratada.

Retornar para reavaliação e/ou nova sessão na data indicada pela sua médica após o procedimento.

Seguindo esses cuidados certamente você terá um procedimento e recuperação mais tranquilos! E, caso apresente alguma dúvida, não deixe de esclarece-la na consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =