Existe contra indicação para o tratamento com laser transdérmico?

Tempo de leitura: 2 minutos

De uma maneira geral o laser transdérmico pode ser usado em todos os tipos de pele, desde que usados os parâmetros adequados para cada caso.
Mas em algumas situações o tratamento com o laser deve ser postergado, a fim de evitar efeitos indesejados :

– Peles bronzeadas recentemente: a luz solar que causa o bronzeamento causa também uma reação inflamatória na pele e a torna mais sensível a agressões. Além disso, o aumento de pigmento na pele pode “competir” com o pigmento sanguíneo do vaso e diminuir a ação do laser como esclerosante. Recomenda-se aguardar de 15 a 30 dias após exposição solar para realizar tratamentos com laser transdérmico.

– Peles muito ressecadas: o ressecamento da pele também a torna mais frágil e suscetível a lesões diante de qualquer tipo de agressão (incluindo a ação do laser). Recomenda-se hidratar bem antes, durante e após os tratamentos com laser, evitando lesões e também a pigmentação da área tratada.

– Presença de dermatites ou outras lesões de pele: uma pele não íntegra, seja por lesões (cortes ou feridas) ou inflamações (infecções ou alergias) perde sua capacidade natural de proteção e de reação a agressões. Por esse motivo deve-se evitar o uso de laser ou outro tipo de agente esclerosante em regiões de pele danificada, aguardando primeiramente a completa cicatrização da área para posteriormente submetê-la a uma sessão de laser.

– Gestantes: recomenda-se a suspensão dos tratamentos com laser em gestantes pelo maior potencial de pigmentação da pele relacionados com as alterações hormonais dessa fase da vida da mulher. Os tratamentos podem ser retomados após o término do período de amamentação, quando há normalização dos níveis de hormônios femininos e menos chances de efeitos indesejados como a hipo ou hiperpigmentação.

Por isso é tão importante uma consulta médica com a sua cirurgiã vascular antes de iniciar o seu tratamento. É nesse momento que pequenos detalhes como esses são identificados, permitindo adequada orientação e preparo da pele par a execução do procedimento de forma segura e eficaz!

Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta! Aproveite o frio do inverno para cuidar da sua saúde vascular!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + quinze =