Meias Elásticas: Qual é a função e quando utilizar?

Tempo de leitura: 3 minutos

As meias elásticas são um pilar fundamental no tratamento da doença venosa e linfática, sendo o único método terapêutico que, isoladamente, se opõe às elevadas pressões venosas presentes nestas doenças. Estão também indicadas na prevenção de trombose durante/após cirurgias e durante viagens longas.


Como funcionam as meias elásticas?

Sua função é reduzir a pressão no interior das veias, aumentar a velocidade sanguínea por diminuição do calibre dos vasos e promover uma compressão graduada, reduzindo o edema (inchaço), aumentando a troca de líquidos entre os capilares venosos e linfáticos, aliviando os sintomas comuns e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

São confeccionadas de maneira a produzir uma pressão graduada entre as diferentes partes da meia. A maior pressão é exercida na parte inferior da perna, próximo ao tornozelo, e a pressão se reduz progressivamente em direção à borda superior da meia. Com isso o uso da meia elástica compressiva permite impulsionar o sangue das pernas na direção do coração, reduzindo o acúmulo e a pressão de sangue nos membros, diminuindo a formação do inchaço, aliviando a sensação de peso e prevenindo o desenvolvimento de alterações da pele. É o grau de pressão exercida no tornozelo que classifica as meias em suave compressão, média compressão, alta compressão e meias cirúrgicas.

Quando eu devo utilizar esse tipo de meia? 

Devem ser usadas durante todo o período ativo do nosso dia, vestidas preferencialmente após acordarmos e retiradas ao final do dia para o banho e durante o sono. Não devem ser usadas durante a noite pois nesse período, além de não estarmos com as pernas pendentes (o que, por si só já melhora o retorno venoso, tornando desnecessária uma compressão adicional) não ocorre a contração muscular, reduzindo o efeito da meia elástica. Durante uma caminhada e mesmo com movimentos corriqueiros das pernas, ocorre a contração muscular repetida e o músculo, quando contraído, aumenta de volume e, quando estamos usando as meias elásticas, elas funcionam como um sistema de contensão e a potencializam o impulsionamento do sangue no sentido do coração durante o trabalho muscular.

Dúvidas mais frequentes sobre meias elásticas.

Alguns pacientes questionam se as meias devem mesmo ser vestidas antes de levantar da cama pois muitos deles gostam de tomar um banho pela manhã. Não há problema de se vestir as meias após o banho da manhã. Deve-se apenas vesti-las o mais breve possível, pois durante o período de repouso noturno ocorre o esvaziamento das veias e redução do inchaço e, as meias, quando usadas logo ao acordar, permitem a manutenção desse estado, obtendo resultados mais satisfatórios.

Por exercerem pressão sobre a pele as meias elásticas não devem ser usadas por pacientes que possuam doença arterial periférica moderada a grave pois, nesses casos, podem dificultar a chegada do sangue oxigenado aos tecidos.

Além disso, existem inúmeras marcas e modelos de meias no mercado, cada uma indicada para um público específico, aliando o tratamento ao conforto e necessidades pessoais e profissionais de homens e mulheres.

O angiologista e cirurgião vascular são os especialistas mais indicados para uma adequada avaliação do seu caso, orientando o melhor tipo de meia para cada paciente. Agende hoje mesmo uma consulta!

Bibliografia: Doenças Vasculares Periféricas,  capítulos 57,57 e 129, Francisco Humberto  de Abreu Maffei et. Al, 4a edição – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + nove =