Vasinhos no rosto

Tempo de leitura: 2 minutos


Os vasinhos no rosto são uma condição muito comum na população, sendo mais frequentes nas bochechas, lateral do nariz, mento, têmporas e pálpebras. Também costumam ser mas perceptíveis em pessoas de pele clara. Em geral não apresentam riscos mas levam a incômodo estético, causando aspecto envelhecido e cansado ao rosto. Alguns fatores predispõe ao desenvolvimento dessa incômoda alteração:

– tendência familiar

– exposição solar excessiva

– uso crônico de pomadas/cremes a base de corticóide

– envelhecimento da pele

– algumas doenças como rosácea e problemas do fígado

– tabagismo

– consumo excessivo de álcool

– ação de hormônios

Essas situações podem levar à dilatação de microvasinhos ou ao adelgaçamento da pele, tornando vasos preexistentes mais aparentes.

Além do tratamento e controle dos fatores predisponentes, as telangiectasias já estabelecidas na face podem ser tratadas com o uso de laser e luz intensa pulsada. Em ambos os tipos de tratamento são usados feixes de luz específicos, que têm afinidade pelo pigmento do sangue que circula dentro desses vasos. Essa luz, direcionada para os vasinhos da face, leva ao aquecimento do sangue por eles circulante e o calor gerado danifica a estrutura do vaso, levando ao seu desaparecimento após algumas semanas. Em geral são necessárias algumas sessões até que se obtenha o desaparecimento de toda a extensão do vaso, alcançando o resultado desejado. Esse tratamento não deixa hematomas ou marcas, permitindo retorno imediato às atividades usuais. Não se recomenda o uso de escleroterapia convencional na face devido à rica conexão existente entre artérias e veias no rosto, aumentando as chances de efeitos indesejáveis nesse tipo de tratamento.

A proteção solar (utilizando diariamente protetor solar com FPS acima de 30 e bonés/chapéus sempre que se expuser ao sol) é fundamental tanto antes, quanto durante e após o tratamento, prevenindo a formação de novas telangiectasias e o desenvolvimento de manchas no rosto. Hidratação da pele também favorece o desenvolvimento de um tecido mais saudável e firme no rosto, prevenindo o afinamento da pele. O uso de cremes à base de vitamina C também promove efeitos antixoxidantes, evitando inflamações crônicas que podem cursar com o aumento de vascularização da pele. Evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas complementa os cuidados na prevenção da recorrência das lesões. O acompanhamento conjunto com um cirurgião vascular e dermatologista é fundamental para a prevenção e tratamento adequados dos vasos de face.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =