O que causa as varizes?

Tempo de leitura: 2 minutos

Varizes e suas Causas

Este artigo tem caráter informativo, e não dispensa a consulta com médico especialista.

As Varizes são causadas por múltiplos fatores que, em geral, se associam para o desenvolvimento da doença. As principais características associadas ao aparecimento das varizes são:

A hereditariedade: o tecido de sustentação das válvulas é geneticamente mais fraco, com menos elasticidade e há uma tendência à dilatação das veias

Ser do sexo feminino: uma em cada 5 mulheres apresenta varizes enquanto 1 em cada 15 homens tem o mesmo problema.

Fatores hormonais: ocorre mais nas mulheres, que possuem mais variações nos hormônios, além de também serem as mulheres mais acometidas após/durante a gestação.

Permanecer longos períodos parado em pé ou sentado: há aumento da pressão nas veias devido à ação da gravidade e a falta de movimentação tira a contribuição da contração dos músculos no bombeamento do sangue venoso em direção ao coração.

Obesidade: o excesso de peso eleva também a pressão sobre as veias das pernas, dificultando o retorno venoso e contribuindo para a dilatação das veias.

Gravidez: há intensas alterações hormonais que promovem um relaxamento da parede dos vasos, aumento do volume de sangue circulante, além do aumento de peso e presença do útero aumentado que comprime as principais veias da barriga e pelve, dificultando o retorno do sangue das pernas em direção ao coração.

Leia nosso Artigo sobre Cirurgia de Varizes 

Uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal: os hormônios atuam sobre as veias causando o relaxamento da musculatura, contribuindo para sua dilatação

Sedentarismo: a falta de estímulo de contração muscular das pernas diminui a eficiência do retorno venoso pois  é a contração e relaxamento da musculatura da panturrilha que impulsiona o sangue em direção ao coração, sendo as válvulas as responsáveis por impedir o retorno desse sangue em direção aos pés no repouso/ relaxamento muscular. Andar a pé, de bicicleta ou nadar por exemplo, causa diminuição da pressão venosa nas pernas, prevenindo as varizes em quem não as tem e melhorando os sintomas em quem sofre dessa doença.

Idade avançada: as varizes são mais frequentes a medida que a idade aumenta, podendo estar relacionada com um maior tempo de exposição das veias aos fatores de risco, bem como diminuição da qualidade de produção de alguns componentes que constituem o tecido de sustentação dos vasos.

Identificou um ou mais desses fatores no seu caso?

Consulte um cirurgião vascular! Ele poderá orientá-lo(a) sobre como evitar a progressão das varizes e quais medidas são adequadas para você!

Agende hoje mesmo uma Consulta com Cirurgião Vascular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =