Estenose de carótidas e o risco de desenvolver um AVC

Tempo de leitura: 2 minutos

As carótidas e vertebrais são artérias localizadas nas laterais do pescoço que levam sangue oxigenado para o cérebro e, por isso, têm um papel muito importante na manutenção das nossas funções corporais gerais. É um vaso frequentemente acometido pelo processo de aterosclerose e as placas de gordura e cálcio que se acumulam nela ao longo da vida são responsáveis por cerca de 20% dos casos de AVCi (acidente vascular cerebral isquêmico). Quando pequenas (ocupando menos do que 70% da luz do vaso) essas placas têm menor risco de causar problemas, exigindo apenas acompanhamento e controle dos fatores de risco, evitando que ocorra o aumento da placa. Quando as placas são maiores, obstruindo entre 70 e 99% da luz da carótida, ou em placas menores onde se observem sinais de maior risco de obstrução ou a presença de sintomas relacionados ao baixo fluxo de sangue para cérebro, indica-se o tratamento da carótida, que pode ser pela remoção da placa através de uma cirurgia convencional (um corte no pescoço, abertura do vaso e retirada da placa) ou colocação de stent (uma espécie de mola metálica introduzida através de um “furo” na pele e artéria da virilha, que fixa e “espreme” a placa contra a parede do vaso, aumentando a luz do vaso e o fluxo de sangue). Esse acompanhamento e tratamento visam diminuir as chances de obstrução do vaso e desenvolvimento de AVC.

Pacientes que apresentem algum sintoma neurológico ou visual e pessoas com fatores de risco para estenose de carótidas, sendo os homens os de maior risco e também pessoas com mais de 50 anos (principalmente os acima de 75 anos), hipertensos, diabéticos, tabagistas, portadores de alteração nos níveis de colesterol, coronariopatas, etc devem ser submetidos periodicamente ao Doppler Colorido das Carótidas e Vertebrais, que é um exame de ultrassom especial capaz de visualizar a presença de placas, estimar seu tamanho e avaliar as repercussões causadas por ela no fluxo de sangue local. É um exame de fácil acesso, baixo custo, indolor e não invasivo, de grande utilidade para a identificação de pacientes em risco. Quando realizado por profissional capacitado, experiente e com título de especialista na área de ecografia vascular, é um excelente aliado na prevenção dos casos de AVC.

Não deixe de realizar o seu check up vascular! Procure sempre profissionais com título de especialista na área e ligados à Sociedade Brasileira de Angiologia e o Cirurgia Vascular. Aproveite o início do ano e agende sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 7 =