Próstata: O que é? Qual sua função? Qual seu tamanho?

Tempo de leitura: 2 minutos

A próstata é uma estrutura fibromuscular e glandular. Localizada logo abaixo da bexiga, ela envolve a uretra do homem em toda sua circunferência. Está presente em todos os mamíferos do sexo masculino e faz parte dos órgãos sexuais acessórios. No homem adulto pesa em torno de 20 gramas e tem o formato de uma castanha do Pará.

Qual é a função da próstata?

Sua principal função é fornecer as proteínas que compõem o fluido seminal (juntamente com o líquido produzido pelas vesículas seminais, que são glândulas que ficam aderidas à próstata) e é responsável por boa parte do esperma ejaculado no pênis. Essas proteínas estão envolvidas, ainda, com a proteção dos espermatozoides e sua interação com líquidos produzidos pela vagina durante a relação sexual.

Também é função do líquido prostático, a liquefação do esperma após a ejaculação. O antígeno prostático específico (PSA) é quem desempenha esse papel, facilitando assim a movimentação dos espermatozoides em direção ao útero para uma possível fertilização. O PSA, portanto, é encontrado em altos níveis no sêmen, mas é baixo no sangue (pois em condições normais permanecem no interior das células prostáticas). Desse modo, utilizamos esse marcador, associado ao toque da próstata, para investigar possíveis anormalidades associadas à essa glândula, incluindo aqui o Câncer Prostático.

Qual o tamanho da próstata?

A próstata humana é pequena na infância, pesando em torno de 2 gramas. Na puberdade sofre um crescimento substancial, chegando ao peso no adulto em torno de 20 gramas. Isto ocorre devido ao aumento da testosterona no sangue, que estimula a proliferação do tecido glandular. Após a terceira década de vida a tendência é de aumento progressivo do volume prostático, podendo chegar, em alguns casos, até em torno de 300 gramas o que pode dificultar bastante o esvaziamento vesical durante a micção. Esse aumento, quando ocorre de forma benigna (em torno de 80% dos casos),  é conhecido por Hiperplasia Prostática Benigna ou HPB.

Quer saber mais sobre a próstata e doenças com ela relacionadas? Entre em contato com a Medicina Premium e agende uma avaliação.

Fonte: Urologia Moderna, SBU – SP, 1a edição, 2013.
Diretrizes da Associação Americana de Urologia, 2017.

2 Comentários


  1. Estou com 80 anos,como no inicio do ano estava sentindo dificuldade de Micção fiz ultrassom e a prostata estava com 65 gramas ,voltei no meu Urologista, vamos reduzir ,primeiramente com remédios,não houve melhora,devido a outros problemas fiquei com a Sonda ate dia 21 junho 2018 quando fui submetido a cirurgia,dia 22 sai do Hospital,hoje dia 27 voltei ao medico para retirada da Sonda,não senti nada de dores da cirurgia e estou urinando normalmente

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + cinco =