Fazer musculação ou atividades físicas causam varizes?

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma dúvida frequente entre os pacientes com varizes é se a prática de atividades físicas e musculação causa varizes. E a resposta é simples: NÃO!

A prática de atividades físicas, incluindo a musculação, são recomendadas e muito benéficas para os pacientes que apresentam varizes. A movimentação dos membros e a contração muscular são excelentes “bombas” propulsoras do sangue das pernas. Favorece o retorno venoso, propiciando melhora de inchaços, diminuição da sensação de peso, cansaço das pernas e até a aparente redução momentânea do volume das varizes.

Recomendações

O que se recomenda é evitar o uso de peso excessivo durante os exercícios. O excesso de peso faz com que a pressão abdominal se eleve. Assim, dificulta o retorno do sangue das pernas e da pelve em direção ao coração. Prefira aumentar o número de repetições de cada exercício ao invés de usar cargas extremamente altas.

Além disso, os exercícios cardio-vasculares (como caminhadas, corridas, bicicleta e natação) sempre devem ser associados à rotina de atividades físicas. Pois são os mais indicados para melhora do retorno venoso por trabalharem muito a musculatura das panturrilhas.

Talvez a falsa impressão, que após o início da prática de atividades físicas “surgirão” novos vasinhos e varizes nas pernas. Isso ocorre devido à perda de gordura/tecido adiposo nos membros (o que evidencia vasos previamente dilatados e que estavam “camuflados” na gordura da coxa e perna) e também a uma maior observação e análise do nosso corpo por nós mesmos em busca de resultados quando começamos a nos exercitar.

Portanto, essa não é uma boa desculpa para permanecer sentado no sofá e não praticar exercícios físicos! Faça hoje mesmo uma avaliação médica, coloque seus exames em dia e, após a liberação dele, comece a se exercitar! A orientação e acompanhamento de um profissional da área de educação física também é muito importante para que você atingir seus objetivos, executar os exercícios com precisão e segurança, e evitar lesões.

Identificou um ou mais desses fatores no seu caso?

Consulte nossa cirurgiã vascular! Ela poderá orientá-la (o) sobre como evitar a progressão das varizes e quais medidas são adequadas para você!

Agende hoje mesmo uma consulta com a nossa cirurgiã vascular

Bibliografia: Doenças Vasculares Periféricas,  capítulo 129, Francisco Humberto  de Abreu Maffei et. Al, 4a edição – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 8 =