Check-up vascular: Quando e por que fazer?

Tempo de leitura: 4 minutos

O check-up vascular é um programa desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. O programa tem o objetivo de alertar a população sobre doenças vasculares “silenciosas” (que não apresentam sintomas). Elas podem ser diagnosticadas e tratadas através de consultas anuais e realização de exames diagnósticos periódicos. Deseja com isso diminuir o número de complicações e mortes por doenças vasculares.

Dentre as 10 doenças que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estão o acidente vascular cerebral (que ocorre, dentre outras causas, por obstrução das carótidas) e o diabetes (um dos causadores das obstruções das artérias das pernas e do pé diabético). Outras doenças vasculares também podem ser prevenidas e/ou diagnosticadas precocemente, como o aneurisma de aorta abdominal, aneurismas periféricos e trombose venosa profunda:

Acidente Vascular Cerebral

É a segunda causa de morte mundial. Também chamado de derrame, ocorre quando há o entupimento ou rompimento de um vaso que leva sangue ao cérebro.

Prevenção: Diagnóstico e tratamento rigoroso dos fatores de risco para a doença que são: hipertensão, diabetes e obesidade. A realização periódica do Ultrassom Doppler Colorido das Carótidas é também uma das formas de diagnóstico precoce da presença de diferentes graus de obstrução das carótidas.

Pé Diabético 

O diabetes mal controlado causa, com o passar do tempo, alterações no sistema nervoso com perda da sensibilidade dos pés e diminuição da transpiração de sua pele, favorecendo o ressecamento e aparecimento de calos e rachaduras. Esses pacientes apresentam risco aumentado de desenvolvimento de feridas e infecções nos pés que, se não tratadas adequadamente, podem levar à necessidade de amputações.

Prevenção: Controle do diabetes (alimentação, exercícios e, quando indicado, uso de medicações), dosagens regulares de glicemia, além do exame dos pés diariamente em busca de feridas e machucados.

Trombose Venosa Profunda

Causada pela coagulação do sangue no interior das veias – vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração. As veias mais comumente acometidas são as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos). Os sintomas mais comuns são o inchaço e a dor. De acordo com a literatura científica, a doença atinge entre 44 a 145 pessoas a cada 100 mil.

Prevenção: Evitar fatores predisponentes como o tabagismo e a permanência  sentado, deitado (acamado) ou em pé por muito tempo. Evitar situações que predisponham à desidratação em pessoa com mobilidade reduzida (em viagens longas de avião, por exemplo). Investigar hipercoagulabilidade genética caso haja histórico da doença na família. Em caso de cirurgias de grande porte, gravidez, câncer ou acompanhamento pós tratamento oncológico, insuficiência cardíaca, entre outros, exercícios, medicamentos e uso de meias elásticas podem auxiliar na prevenção.

Agende sua consulta com a nossa Cirurgiã Vascular, Dra. Nelise Luciano Marvulo Guimarães

Aneurisma de Aorta

É a dilatação anormal da parede da aorta, maior artéria do corpo e responsável por transportar sangue rico em oxigênio para todo o organismo. Ao se romper pode causar a morte em poucos minutos. As estimativas apontam que o problema acomete 5% dos homens e 1% das mulheres acima de 55 anos.

Prevenção: Não há prevenção, é preciso verificar seus fatores de risco e realizar exames de diagnóstico, a doença é assintomática. Entre os fatores de risco estão: idade superior a 65 anos, tabagismo, hipertensão, aterosclerose (acúmulo de gordura e outras substâncias no vaso) e histórico familiar.

Aneurisma Periférico 

É a dilatação anormal da parede de artérias periféricas, como a femoral (na virilha), artéria poplítea (no joelho), carótida (no pescoço) e a braquial (nos braços). É mais raro acontecer o rompimento desses vasos, mas pode gerar um coágulo e impedir a passagem de sangue, comprimir um nervo ou veia próxima, causando dor, formigamento, inchaço e até necessidade de amputação.

Prevenção: Assim como o aneurisma de aorta, não há prevenção. É preciso realizar exames de diagnóstico. Costuma ser descoberto em exames de check-up ou na investigação de outras doenças. Por isso é importante um exame clínico detalhado.

Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) 

Se caracteriza pela dificuldade de passagem do sangue devido a placas de gordura, cálcio e pela própria degeneração da parede do vaso ao longo dos anos. De acordo com o Center of Disease Control and Prevention, dos Estados Unidos, 50% dos pacientes com DAOP são assintomáticos. Quando presente, um dos sintomas é a dor na batata da perna ao caminhar que melhora dentro de poucos minutos com a cessação da caminhada.

Prevenção: Não fumar (já que o tabagismo aumenta em quatro vezes o risco para a doença), evitar comidas gordurosas, controlar a hipertensão, diabetes, dislipidemia e praticar atividade física.

E você? Já fez o seu check-up vascular este ano? Não? Então agende hoje mesmo a sua consulta! Prevenir sempre é melhor do que remediar!

Fonte: Site da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + dezesseis =