Cirurgia de Varizes: Quais são os tipos e diferenças?

Tempo de leitura: 2 minutos

Cirurgia de Varizes e sua evolução

 

Hoje, com a evolução da tecnologia, temos à nossa disposição diferentes técnicas para a cirurgia de varizes. As técnicas mais recentes em geral apresentam uma recuperação mais rápida e menos dor e desconforto no pós operatório, pois não retiram a veia, apenas “secam” a mesma.

Essa é uma grande vantagem desses métodos porém eles tem um maior custo pela tecnologia que usam e também, em alguns casos, o vaso pode a longo prazo apresentar pontos de reabertura e recidiva da doença. No entanto, a evolução desses métodos tem tornado a recidiva um problema cada vez menos frequente.

Veja a seguir em que consiste cada um dos diferentes tipos de tratamento das varizes na atualidade.

Tipos de Cirurgia de Varizes

Cirurgia convencional: são retiradas as veias superficiais dilatadas, tortuosas e com fluxo invertido, ou seja, as veias doentes e que estão contribuindo pouco para o retorno venoso. Não são retiradas todas as veias, ficando ainda inúmeras veias com funcionamento normal que assumem a função das veias retiradas. Além disso, devemos nos lembrar que 90% do retorno venoso é feito através das veias profundas, que não são retiradas na cirurgia. As safenas só são retiradas quando muito dilatadas e/ou com fluxo invertido. É comum a pergunta “mas e se no futuro eu precisar fazer uma ponte de safena e não tiver mais a safena?”… só são retirados os segmentos doentes da safena e, sendo a veia dilatada e tortuosa ela não tem utilidade na confecção de uma ponte cardíaca e, nesse caso, o cirurgião cardíaco procura outras opções para a revascularização do coração.

Agende agora mesmo uma consulta com Cirurgião Vascular

Ablação por radiofrequência: são introduzidos cateteres no interior dos vasos (safenas ou veias acessórias dilatadas) com auxílio de ultrassom para a punção. Através desses cateteres a radiofrequência gera calor no interior do vaso, lesando sua parede e causando seu fechamento.

Cirurgia de varizes a Laser: nesses procedimentos são introduzidas fibras de laser no interior dos vasos doentes e a energia liberada através delas causa lesão térmica nas veias que leva ao fechamento do vaso tratado, ou seja, o vaso não é retirado, apenas sofre um processo de  obstrução.

A Clínica Medicina Premium possui uma estrutura completa para o tratamento de varizes nas pernas. Se procura Vascular em SBC, não deixe de agendar uma consulta em nosso consultório ainda hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 1 =