Gravidez: dicas importantes para manter a saúde vascular das suas pernas neste período

Tempo de leitura: 4 minutos

A gestação certamente é um dos períodos mais “mágicos” na vida da mulher mas é, também, uma fase de grandes mudanças e de alguns riscos.

A presença de elevados níveis de hormônio (estrogênio e progesterona) circulantes no corpo da mulher gera uma gradual dilatação dos vasos por relaxamento da musculatura vascular. Além disso, o corpo precisa aumentar o volume de sangue circulante para suprir a criança que está se desenvolvendo levando, também, a uma sobrecarga de volume nos vasos. Acrescido a estes temos o fato do útero aumentar muito seu tamanho e, com o avançar da gestação, ele passa a comprimir os vasos abdominais, dificultando o retorno venoso do sangue das pernas e pelve para o coração. Todos esses fatores, juntos, colaboram para uma tendência ao desenvolvimento de telangiectasias (os famosos “vasinhos”), veias reticulares (aquelas veias verdes visíveis através da pele) e varizes (veias dilatadas, salientes e tortuosas).

Aproximadamente 20% das gestantes desenvolvem veias varicosas ao longo da gravidez. As varizes surgem mais frequentemente nas pernas mas podem aparecer também nas proximidades da vagina e no ânus (hemorroidas). Habitualmente, semanas ou meses após o parto, as varizes diminuem em quantidade e podem, inclusive, desaparecer completamente. No entanto alguns casos são permanentes e podem necessitar de tratamento. Também, com gestações subsequentes, costuma haver menor regressão das varizes após o parto.

O tratamento das varizes durante a gravidez é apenas para melhora dos sintomas, prevenção do edema (inchaço) e prevenção da progressão da doença, esperando-se o término da gestação para reavaliação e programação de conduta. O uso de meias elásticas desde o início da gravidez e principalmente após o quarto mês de gestação diminui a formação de inchaços e a incidência de varizes. Algumas medicações (tanto na forma de comprimidos como de cremes) também podem ser usadas para o alívio do inchaço e sensação de peso nas pernas, muito frequentes nesse período. Não está indicada a realização de escleroterapia (“secagem”dos vasinhos) neste período pois, devido à elevada concentração hormonal circulante no corpo da mulher, há um grande risco de aparecimento de manchas na pele da região tratada. Cirurgias também só devem ser consideradas após alguns meses do parto, no intuito de aguardar o retorno da circulação venosa ao estado basal e redução dos níveis de hormônios circulantes.

Além das varizes, uma outra doença vascular tem sua incidência aumentada durante as gestações: a trombose venosa profunda (também conhecida como TVP), que tem uma incidência 5 vezes maior nas mulheres durante este período. Nesta doença ocorre a formação de um coágulo (sangue na forma sólida) no interior das veias, com piora do inchaço, dor e com risco de desenvolvimento de embolia pulmonar. O aumento dos níveis de estrogênio e progesterona circulantes e a lentificação do fluxo sanguíneo secundária à dilatação venosa e compressão vascular pelo útero são os principais fatores responsáveis pelo aumento da incidência da TVP na gestação. E esse risco ainda permanece no puerpério (2 meses após o parto), sendo 3 a 5 vezes maior do que no período gestacional. Outros fatores aumentam de forma sinérgica ou aditiva o risco de TVP na gestação ou puerpério: presença de trombofilia (predisposição genética), síndrome do anticorpo antifosfolípide, tipo de parto (sendo cesária e fórceps de maior risco), repouso prolongado (superior a 3 dias), antecedente pessoal de tromboembolismo, idade superior a 35 anos, presença de varizes dos membros inferiores, obesidade, hemorragia e sepsis.

O aparecimento de inchaço ou dor mais acentuado em uma das pernas, bem como o aparecimento súbito de falta de ar, palpitações ou dor torácica em uma gestante ou na mulher com parto recente devem levar a procura de um cirurgião vascular com urgência para que seja descartado quadro de trombose venosa ou embolia pulmonar.

Se você está grávida ou pretende engravidar em breve, seguem algumas dicas para que esse período seja mais tranquilo, mantendo seus vasos saudáveis:

  • assim que descobrir sua gravidez agende uma consulta com seu obstetra e também com um vascular;
  • evite o ganho excessivo de peso;
  • evite permanecer parada muito tempo em uma mesma posição, seja em pé ou sentada;
  • pratique atividades físicas regularmente;
  • eleve suas pernas por cerca de 10 minutos, 2 a 3 vezes ao longo do dia;
  • use meias elásticas prescritas sempre por um cirurgião vascular;
  • quando a barriga estiver maior, durma virada do lado esquerdo do corpo para facilitar a circulação do sangue nos vasos abdominais;
  • beba bastante água e alimentos ricos em fibras para melhorar o funcionamento intestinal.

A Dra. Nelise Marvulo, cirurgiã vascular da Medicina Premium, está à disposição para esclarecer suas dúvidas e acompanha-la também nesse período da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + dezoito =