Vasculites: Saiba o que é, tipos, diagnóstico e sintomas.

Tempo de leitura: 3 minutos

Vasculites são inflamações dos vasos, sejam eles artérias ou veias.

Podem ter causas variadas, sendo mais frequentes as desencadeadas por infecções (por vírus, bactérias, protozoários, fungos e etc) onde os agentes infecciosos atuam diretamente na parede dos vasos. Outras vasculites podem ser desencadeadas por medicações e outras, ainda, por drogas ilícitas. Alguns casos são decorrentes de reações imunológicas e outros não têm uma causa definida ainda com os conhecimentos atuais sobre a doença.

Sintomas

Os sintomas das vasculites são, também, bastante variados pois dependem da região do corpo acometida e dos órgãos envolvidos. No entanto, alguns sintomas inespecíficos costumam acompanhar o quadro, podendo incluir febre, mal estar, perda do apetite, fadiga, emagrecimento, suores noturnos, quedas de pressão, dores musculares ou nas articulações. Também é muito comum o aparecimento de lesões de pele que podem se manifestar como vermelhidão, nódulos, pequenas crostas ou ulcerações.

Diagnóstico

O adequado diagnóstico e afastamento do agente causal, quando presente, é fundamental para o correto tratamento. Além disso podem ser usadas medicações anti-inflamatórias, corticoides, vasodilatadores, anti-agregantes, anticoagulantes e analgésicos, com a finalidade de reduzir a inflamação dos vasos, melhorar o fluxo sanguíneo, evitar a trombose, tratar a dor e cicatrizar as lesões. Em determinados casos o tratamento cirúrgico pode ser necessário para restabelecer o fluxo sanguíneo, seja através de cirurgia convencional ou Endovascular.

Tipos de Vasculites

Um tipo de vasculite bastante frequente é a Tromboangeíte Obliterante (TAO) ou Doença de Büerger. É causada pelo tabagismo, sendo mais comum em homens jovens, entre 30 e 40 anos de idade. Causa necrose em braços e, mais frequentemente, em pernas, além de dor intensa. O tratamento inclui a completa cessação do tabagismo (ativo ou passivo). A manutenção do hábito de fumar habitualmente leva a gangrenas e amputações.

Outra vasculite frequente é a arterite de Takayassu. Atinge predominantemente mulheres (90% dos casos) jovens (abaixo dos 40 anos) e causa inflamações em artérias de grande calibre, como a aorta, carótidas e as artérias da região dos braços e pernas mais próximas do tronco. Por esse motivo pode se apresentar como dor nos braços durante atividades corriqueiras do dia a dia (pentear os cabelos, estender roupas, etc), dor para caminhar, além de poder apresentar sintomas de AVC ou apenas dificuldade de palpação de pulsos ou diferenças de pressão entre os membros. O tratamento inclui corticoides, imunossupressores e, em alguns casos, cirurgias para desobstrução ou confecção de “pontes” para levar irrigação para as regiões após os pontos de obstrução.

Agende agora uma consulta com a nossa Cirurgiã Vascular

A arterite temporal é um tipo de vasculite que acomete uma artéria da face, na região das têmporas. É mais comum em pessoas mais idosas (acima de 50 anos), mulheres (4M:2H) e causa dor de cabeça, endurecimento e aumento da sensibilidade dolorosa sobre o vaso. Pela localização da artéria temporal, quando esta doença está presente, pode evoluir também para cegueira. O diagnóstico inclui avaliação clínica, Doppler das artérias temporais e biópsia da artéria doente e o tratamento inclui uso de corticoides e imunossupressores.

Existem muitas outras vasculites não citadas aqui e frequentemente a suspeita diagnostica é feita por outras especialidades médicas, como pediatras, dermatologistas, reumatologistas, oftalmologistas e oncologistas que encaminham o paciente ao cirurgião vascular para tratamento em conjunto das causas e complicações da doença.

Ficou com alguma dúvida? Apresenta algum dos sinais ou sintomas descritos no texto? Agende uma consulta com um cirurgião vascular!

Bibliografia: Doenças Vasculares Periféricas/ Francisco Humberto de Abreu Maffei et al. 5ª edição. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogran, 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 16 =