Pé Diabético: Você sabe o que é?

Tempo de leitura: 2 minutos

O diabetes é uma doença endócrina que causa elevações nos níveis de açúcar (glicose) no sangue. A longo prazo esse excesso de glicose circulando pelo corpo resulta em danos para as diferentes células do corpo, inclusive as células dos vasos e dos nervos:

Nos vasos causa uma inflamação e deposição de gordura conhecida como aterosclerose que, com o passar do tempo, reduz cada vez mais o calibre interno das artérias, dificultando a chegada do sangue (e consequentemente do oxigênio e nutrientes) para as células.

Nos nervos a lesão das células prejudica a transmissão nervosa das informações, levando a perda de sensibilidade, alterações motoras (e deformidades dos pés por mudanças do posicionamento e distribuição do peso do corpo sobre os mesmos), diminuição ou abolição da transpiração do pé (com ressecamento da pele e tendência ao aparecimento de descamações, calos e fissuras) e/ou dor crônica.

Agenda agora a sua consulta com um especialista.

Sendo assim, os pacientes diabéticos de longa data tendem a ter um risco maior de feridas nos pés pois a perda de sensibilidade facilita o aparecimento de lesões, seja por sapatos apertados, seja por traumatismos não percebidos pelos pacientes durante uma caminhada rotineira. A circulação sanguínea diminuída dificulta a cicatrização das lesões e também reduz o aporte de células de defesa para a pele, expondo o paciente ao desenvolvimento de infecções que, em diabéticos, podem se tornar muito graves, colocando em risco não só os pés ou pernas dos pacientes, mas também suas vidas.

Felizmente o pé diabético é, talvez, de todas as complicações do diabetes a que mais pode ser evitada com medidas de educação e cuidados simples dos pacientes, reduzindo em 40 a 50% as chances deles sofrerem amputações em algum momento de suas vidas.

Se você é diabético não deixe de consultar um cirurgião vascular. Ele saberá orientá-lo sobre os cuidados que deve ter com seus pés!
Bibliografia: Doenças Vasculares Periféricas,  capítulo 150, Francisco Humberto  de Abreu Maffei et. Al, 4a edição – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =