Balanopostite: Saiba o que é, tipos, sintomas e tratamentos.

Tempo de leitura: 2 minutos

Balanopostite é o processo inflamatório mais frequente que ocorre no pênis. É uma inflamação conjunta da glande (cabeça do pênis) e prepúcio (pele que cobre a cabeça do pênis) – balanite é inflamação da glande; postite é inflamação do prepúcio.

A causa mais comum é uma infecção fúngica aguda causada pela Candida albicans. Não é considerada uma doença sexualmente transmissível, pois pode se desenvolver sem a realização de penetração, embora o casal possa compartilhar a cândida durante o ato sexual. Adicionalmente, o paciente pode apresentar balanopostites bacterianas agudas primárias ou como uma superinfecção bacteriana sobre uma infecção fúngica inicial.

Agende sua consulta hoje

Indivíduos de meia idade e idosos que apresentam balanopostite aguda devem sempre ser investigados para diabetes mellitus, visto que a infecção genital por fungos é a alteração mais comum no homem diabético que ainda não recebeu este diagnóstico.

Ainda ocorrem balanopostites crônicas, decorrentes de processos inflamatórios autoimunes, como a balanite xerótica obliterante, cuja precocidade do tratamento diminui as complicações locais futuras da doença.

Fatores predisponentes para o surgimento da balanopostite inespecífica incluem:

  • Umidade, que favorece a proliferação dos microrganismos entre a glande e a pele que a recobre;
  • Falta de higiene, lavagem excessiva com sabonetes irritantes e/ou não enxugar a região após o banho;
  • Diabetes mellitus, que favorece o crescimento de Candida albicans;
  • Parceira sexual com candidíase vaginal ativa;
  • Irritantes químicos, como géis lubrificantes e medicamentos;
  • Traumas de repetição, como fricção durante o ato sexual;
  • Obesidade.

Os sinais e sintomas da balanopostite variam de acordo com cada caso e podem incluir:

  • Lesão vermelha ou rósea na glande que pode ser lisa, pontilhada ou em placas e ser acompanhada de descamação;
  • Vermelhidão e inchaço da glande;
  • Presença de secreção transparente ou esbranquiçada;
  • Coceira, desconforto, ardência e dor;
  • Inchaço do prepúcio, podendo dificultar a exposição da glande.

Tratamento

Para evitar a balanopostite, procure manter a glande e o prepúcio limpos e secos, o que ajuda a prevenir infecções e complicações. A lavagem deve ser diária puxando o prepúcio em direção ao corpo para expor a glande e a parte interna da pele que a cobre. Deve-se usar sabonetes suaves e enxaguar bem para não deixar resíduos. O tratamento da balanopostite aguda consiste em cremes tópicos associados à medicação via oral. Se não houver infecção bacteriana associada, a prescrição deverá ser unicamente de antifúngicos. Os antibióticos devem ser reservados apenas para a concomitância de bactérias. Eventualmente, em casos de balanopostites de repetição e nas infecções urinárias do lactente, a cirurgia de postectomia deve ser indicada, mesmo na ausência de fimose.

A consulta urológica é a melhor forma de esclarecer, diagnosticar e tratar as alterações penianas resultantes de processos inflamatórios. Entre em contato conosco e agende uma avaliação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 2 =