Dor nas pernas ao caminhar? Saiba quando é preciso procurar um cirurgião vascular?

Tempo de leitura: 3 minutos

A queixa de dor nas pernas relacionada com caminhadas é bastante frequente na população. Porém a dor/desconforto pode se apresentar de diversas formas e estar relacionada com causas variadas. Neste texto vamos falar sobre as diferentes causas e dar algumas dicas que podem ajuda-lo a identificar se está na hora de procurar a ajuda de um especialista vascular:

Uma das queixas mais comuns é o relato de cansaço durante a caminhada. É importante prestar atenção se o cansaço é na musculatura da perna ou se está associado à falta de ar ou aceleração nos batimentos cardíacos, que ocorrem mais comumente devido ao despreparo físico para o exercício. Neste caso os sintomas costumam diminuir progressivamente à medida que a prática da atividade física se torna mais frequente  e o indivíduo atinge um melhor condicionamento físico. Procurar um cardiologista antes de iniciar a prática esportiva também permite afastar doenças cardíacas e respiratórias que podem levar a esses sintomas.

Comumente, também, a dor é localizada em uma articulação, seja ela nos dedos dos pés, tornozelos, joelhos ou quadris, piorando com o movimento e melhorando com o repouso. Esses casos devem receber a avaliação de um ortopedista.

Outras pessoas realizam atividades físicas normalmente, sem apresentar nenhum sintoma durante a prática do exercício mas após, quando já em repouso, sentem as pernas doloridas e sensíveis ao toque e ao movimento, sintomas esses que podem demorar alguns dias para desaparecer. Nesse caso, em geral, a dor se deve ao acúmulo local de ácido lático e outros produtos do metabolismo muscular provocados pelo exercício, especialmente em pessoas não habituadas à prática da atividade.

 Já outros referem pernas pesadas e inchadas, principalmente quando permanecem longos períodos em pé, após caminhadas muito extensas ou em dias muito quentes. Tais casos podem estar relacionados com doença venosa, onde há uma lentificação do retorno sanguíneo para o coração agravada pela força da gravidade e pela vasodilatação periférica que ocorre no calor e durante a atividade física. O angiologista/cirurgião vascular pode orientar medidas para minimizar tais sintomas, otimizando o retorno venoso.

Em certos casos a dor se assemelha a câimbras, ocorrendo de forma aguda e piorando à medida que se insiste na manutenção da caminhada. Em geral atinge primeiramente a panturrilha e, no início da doença, aparece após longas distâncias de caminhada ou apenas quando é necessário subir uma ladeira ou escadas. A dor pode progredir, se iniciando cada vez com distâncias mais curtas ou atingindo outros músculos, como os da coxa e dos glúteos. Normalmente após alguns minutos de descanso a dor desaparece completamente. Esse sintoma é característico de Doença Arterial Periférica, recebendo o nome de Claudicação Intermitente, e reflete uma dificuldade de oxigenação dos tecidos devido ao estreitamento dos vasos ou obstrução dos mesmos. No repouso a necessidade de consumo de oxigênio pelos tecidos é menor e a circulação doente pode ser suficiente para manter o adequado funcionamento dos músculos e demais tecidos sem causar dor, sendo que esta ocorre apenas quando há aumento de consumo de oxigênio pela musculatura na situação de atividade muscular. Em casos mais avançados a dor pode ocorrer inclusive no repouso, exigindo que a pessoa permaneça com as pernas pendentes até mesmo para dormir a fim de facilitar a chegada de sangue nos tecidos mais distantes. Pacientes com tais sintomas normalmente apresentam outras doenças associadas: pressão alta, diabetes, alterações no colesterol e, frequentemente, são tabagistas. Esses pacientes precisam ser avaliados e acompanhados por um cirurgião vascular pois a doença arterial coloca em risco suas pernas e pés quando não adequadamente tratada.

Se você apresenta algum dos sintomas citados, agende uma consulta com um especialista! O cuidado com as nossas pernas é muito importante e o quanto antes iniciado, melhores são os resultados.

 A Medicina Premium se preocupa com você e cuida das suas pernas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 9 =